top of page
Buscar
  • Foto do escritorEvidência Negócios

Individualização de água em condomínio

Atualizado: 2 de jun. de 2022

A individualização dá cobrança de água no condomínio é de suma importância para garantir o pagamento proporcional ao consumo. Entenda como funciona este procedimento.


Você sabia que a individualização de água em condomínio traz vantagens como o uso mais consciente, uma vez que a conta é calculada forma separada para cada unidade, além de ser uma iniciativa de sustentabilidade.


Além de prevenir o conflito entre moradores pois proporciona o pagamento justo em relação ao que foi consumido, o hidrômetro individualizado é uma iniciativa que se tornou lei em 2021.


Esclareceremos a seguir informações sobre a legislação que pauta a individualização da água e seus procedimentos.




O que diz a lei?


A lei nº 13.132 sancionada no ano de 2016 prevê a obrigação de que condomínios novos adote o sistema de água individualizado.


Destaca-se que esta lei é um acréscimo à nº 11.445 que estabelece as normas nacionais para o saneamento básico. Condomínios construídos antes da lei também devem se readequar.

Como deve ser feita a individualização?


Para executar a individualização, devem ser instalados hidrômetros individuais nas unidades para que seja possível a leitura para cada unidade. Isso fará com que o morador consiga acompanhar seus gastos mês a mês conforme seu consumo. Este é um dos motivos pelo impacto na redução do uso geral da água, pois se torna mais consciente uma vez que esta individualizado.


Nos condomínios antigos a mudança geralmente se torna mais cara, pois é necessário adaptação, uma vez que o empreendimento não foi construído a época pensando nesta individualização.


A adaptação para condomínios antigos deve passar por assembleia?


Como a mudança geralmente impacta em custo elevado a individualização precisa passar pela assembleia, pois a partir da decisão coletiva registrada em cartório o síndico pode prosseguir com a mudança.



Qual o custo?


A principio o custo desta mudança pode desmotivar os condôminos, pois requer um investimento alto. A tecnologia utilizada, as peculiaridades do condomínio e a região são fatores que impactarão no valor do investimento.


Quais benefícios a individualização da conta de água trará para os condôminos?


O principal beneficio da individualização da conta de água em condomínios é a redução do consumo, porém também podemos destacar que a individualização traz uma divisão mais justa para os moradores pois garante que o valor a ser pago corresponde ao que realmente lhe cabe e isso não acontece quando a cobrança é compartilhada.


Além disso a individualização reduz conflitos internos entre moradores, uma vez que cada um paga pelo seu consumo, valoriza o condomínio e facilita na identificação de vazamentos.


Portanto, a individualização de água em condomínios é uma alternativa para a modernização e economia.

65 visualizações0 comentário
bottom of page